Páginas

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O trabalho e a saudade

0 comentários
Quando tomei a decisão de voltar a trabalhar após a licença maternidade – ou melhor, de não parar de trabalhar – havia pensado muito no assunto. Durante os quatro meses e pouco que fiquei em casa com a Clara, tentei colocar todos os pós e contras de voltar ao trabalho e cheguei a conclusão de que seria melhor, se não agora, pelo menos a médio e longo prazo, que eu retornasse. E até que não achei muuuuito difícil, como já havia comentado aqui, principalmente por ela ter ficado em casa com o Junior no início e eu ter a certeza de que estava sendo muito bem cuidada.

Mas preciso confessar que tem dias em que desejo muito ficar em casa, cuidando dela, dando mais atenção e aproveitando essa fase tão gostosa que ela está vivendo. Quando ela está acordada de manhã, na hora de sair, fico com o coração apertadinho por não poder ficar lá, brincando com ela. E quando ela sorri e “conversa” comigo então...pior ainda! Quero agarrá-la e não soltá-la nunca mais!



Nessas horas, tento pensar que eu tomei a decisão correta e que meu trabalho também é uma parte importante da minha vida. Afinal, agora eu trabalho pra tentar garantir um futuro melhor pra ela também.
Não é fácil, mas não deve ser fácil pra nenhuma mãe que trabalha fora e tem que deixar seus filhos durante o dia todo. Por isso eu tento aproveitar cada minutinho que tenho com ela, embora às vezes ache que não é o suficiente. Tem dias que ela vai dormir cedo e nem dá tempo de brincar muito, de apertar e de beijar muito.

Fico com saudade até mesmo de dar banho, trocar a fralda... Agora raramente faço isso durante a semana, porque é tudo muito corrido. E os finais de semana parecem passar tãão rápido. Às vezes até fico pensando que ela vai deixar de me “dar bola”, que vai gostar mais da babá do que de mim, que pode achar que eu não a amo mais como antes. Pior ainda é o medo dela descobrir que vive muito bem sem a minha presença..rs

Como vocês podem ver, a crise-existencial-da-mãe-trabalhadora aqui bate forte de vez em quando...rs Mas depois passa...e depois volta. A única certeza que tenho, e o que me conforta nos momentos de dúvidas, é que faço tudo pensando no melhor pra ela e que errar em algumas decisões faz parte do processo de aprendizado. Torço pra que, quando começar a entender, ela também pense assim. ;)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

De bruços - O mundo de outra perspectiva

1 comentários
Já há algum tempo a Clara começou a dormir virando de lado (como comentei aqui) e eu achava uma gracinha ela virando as perninhas pra ficar na sua posição preferida.



Pois bem, há uns 15 dias escutei ela resmungando no berço, coisa que ela quase nunca faz, e fui ver o que estava acontecendo. Eis que ela estava de bruços, atravessada no berço, fazendo força pra manter o pescoço levantado.

Tomei um pequeno susto, pois ela nunca tinha virado completamente o corpo. Mas ao mesmo tempo fiquei feliz, porque era um sinal de que ela estava evoluindo como uma criança normal da idade dela. 

A partir deste dia, sempre que colocava ela no trocador (que é plastificado em cima), ela botava força nos calcanhares e logo rolava na cama, ficando de bruços, com o pescoço levantado e com cara de malandra, como de quem sabe que se meteu em encrenca...hahaha. Mas quando tava fora do trocador, aí ficava mais difícil, porque o pé escorregava.

Mas agora não tem mais empecilho. É colocar ela deitada no berço - ou em qualquer outro lugar, e ela já rola em segundos. Levanta a cabeça, olha pra quem estiver por perto (e se não tiver vendo ninguém, fica procurando, pra mostrar sua "proeza") e dá muita risada. E a gente ri junto, claro!




Haja disposição pra ficar virando ela de volta, porque ela ainda não sabe voltar à posição de barriga pra cima. No início, eu ficava levantando a cada resmunguinho dela e ia lá virá-la. Mas aí resolvi deixar ela tentar resolver a situação sozinha..rs

Agora, se não tem ninguém por perto pra virá-la, ela fica um tempo com a cabeça ereta, "falando" sozinha e depois encosta a cabeça, quase sempre colocando seu dedo-esquerdo-delícia na boca e dormindo novamente, se estiver com sono.


E assim ela vai fazendo suas conquistas, aprendendo com uma velocidade incrível e descobrindo o mundo. E a mamãe segue morrendo de orgulho a cada pequeno avanço, até mesmo com aqueles que só quem é mãe consegue perceber..rs.

PS: A nova descoberta, que começou pra valer ontem, é o sabor do dedão do pé. Mas isso eu conto em outro post. 


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

{Crescendo} 5 Meses

0 comentários
Voltamos pra casa depois de muitas viagens e a rotina se estabilizou novamente. O que aconteceu neste quinto mês...

Com a Clara:
-> Continua dormindo cedo (por volta das 20h) e a noite toda quase todas as noites
-> Começou a mamar na mamadeira. Deu trabalho no início mas depois se acostumou
-> Começou a tomar leite artificial - mas continua mamando no peito também
-> Ganhou uma babá
-> Passou uns dias aos cuidados exclusivos do papai, que se virou bem
-> Aprendeu a virar de bruços. Como não sabe voltar, fica resmungando pra alguém ir la dar uma ajudinha
-> Vira de bruços, levanta a cabeça e o tronco e olha procurando alguém pra mostrar sua proeza
-> Dá gargalhadas deliciosas quando acertamos na brincadeira
-> Foi batizada - e se comportou super bem
-> Tomou o primeiro banho de chuveiro, com o papai
-> Continua chupando o dedo a todo momento, principalmente pra dormir
-> Consegue segurar os brinquedos e leva tudo o que pega na boca
-> Adora brinquedos que façam barulho e fica alguns minutos entretida com eles
-> Troca os objetos de uma mão para a outra

Com a mamãe da Clara:
-> Voltou a trabalhar e teve que se adaptar à nova rotina
-> Tá na correria pra dar conta do trabalho, da cria e do namorido
-> Parou de emagrecer - ficou faltando pelo menos 1 quilinho
-> Ta querendo voltar à academia e fazer natação com a Clara, mas ta sem tempo no momento
-> Compra (quase) tudo que vê pra Clara na Internet. Já ta estourando o cartão de crédito
-> Ta ficando careca. O cabelo ta caindo muito muito muito




terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O Batizado

1 comentários
O último domingo (dia 19) foi um dia muito especial para nossa pequena grande família. Além da Clara completar 5 meses, foi o dia de batizar nossa pequena e de reunir pessoas muito especiais.

Na verdade, essa história começou muito antes, quando escolhemos os padrinhos dela. Havia algumas pessoas que se encaixariam muito bem nesse papel, mas no final das contas percebemos que ninguém seria melhor do que a Carol, minha grande amiga, e o marido dela Victor. Os dois estiveram ao meu lado desde quando eu cheguei em Londrina, há oito anos. E estiveram para o bem e para o mal, nos momentos bons e ruins. 

Além disso, a Carol foi a primeira pessoa pra quem eu liguei quando recebi a confirmação de que estava grávida (liguei pra ela antes mesmo de ligar para o Jr..rs) e ela foi incrível como sempre. 
E já que os padrinhos devem ser pessoas que irão substituir os pais caso eles faltem um dia, tenho certeza absoluta de que fizemos a escolha certa.

Os preparativos

No sábado, combinei com a Carol de nos reunirmos no apartamento dela para fazermos os docinhos pra festa. Levamos as compras e logo que cheguei descobrimos que eu havia esquecido de trazer o chocolate para o brigadeiro, que a Carol teve que sair pra comprar. A irmã dela, Yasmim, nos ajudou. Primeiro o beijinho: coloca 4 latas de leite condensado e os outros ingredientes, leva ao fogo e mexe, mexe e mexe...por quase meia hora até dar o ponto. Pronto!

Depois, o brigadeiro. Tudo de novo, o leite condensado, o chocolate, a margarina e...mexe, mexe muito. Quando achamos que estava no ponto, desligamos e colocamos em uma travessa para esfriar. Enquanto isso, descemos para o salão do condomínio para preparar e enfeitar o lugar. Já se passava das 10 da noite. Tudo organizado, voltamos para o apartamento. Eis que vamos começar a enrolar o brigadeiro e, pra nossa surpresa, o doce tinha desandado. Ficou durou, açucarado, impossível de enrolar (e de comer!). Enfim, lá se foram muitos brigadeiros para o lixo. Os convidados teriam que se contentar com os beijinhos, e com o nosso mousse de maracujá (além do bolo com sorvete, a "atração principal). Chegamos em casa quase meia-noite, cansados que só vendo, mas com o dever (quase) cumprido.

O dia

A cerimônia do batizado foi muito bonita e emocionante. Confesso que não tenho frequentado muito a igreja nos últimos tempos, mas é incrível como me sinto bem quando assisto uma missa. A Clara se comportou muito bem, não chorou em nenhum momento - pelo contrário, prestou atenção ao Padre (ou ficou tentando descobrir quem era aquele homem com aquela veste diferente que falava alto bem na frente dela..haha) e nem se assustou quando ele a molhou na hora do batismo. Estavam lá meus pais e meus tios, que vieram de Jales, os pais do Jr e alguns amigos bem especiais. Foi mesmo uma manhã muito especial e cheia de luz.

Depois, fomos todos cutir um almoço no salão de festas do prédio da Carol. Como o calor estava demais, logo a Clara abandonou o modelito branco que a madrinha havia dado de presente e passou a tarde só de calcinha. E como ela se divertiu sendo o centro das atenções. A gente já percebe que ela adora uma farra e raramente se estressa, nem mesmo no meio de um monte de gente. Prova disso é q ela brincou, tirou muitas fotos, foi no colo de todo mundo e, quando se cansou, simplesmente dormiu, no meio de todos. Uma princesinha de verdade.

A festa foi até o meio da tarde e acho que todo mundo gostou. Depois, voltamos pra casa e pudemos finalmente descansar, porque os últimos dias haviam sido cansativos. Ainda não tenho fotos porque este trabalho ficou por conta de um amigo nosso, que fez a gentileza de registrar estes momentos pra gente. Mas assim que ele nos entregar, coloco algumas aqui pra vocês verem.

UPDATE

Agora sim, as fotos do nosso domingo especial que juntou o batizado com o 5º mesversário da Clara:




Até na hora da água ( e foi muita) ela se comportou direitinho..rs 


Com os padrinhos Carol e Victor


Com os meus pais

Com os pais do Junior




E no final, já quase sem roupa por causa do calorão 



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dormindo sozinha: que orgulho!

0 comentários
Que orgulho da minha estrelinha! Já há algumas semanas ela aprendeu a dormir sozinha. Quando o sono bate, ela dá logo um jeitinho de demonstrar que quer ir pro berço e pronto. Coloco ela lá, em um segundo ela encontra seu dedão-esquerdo-delícia, vira de ladinho, põe a mão direita no rosto e dorme! Sem choro, sem birra, sem reclamar. Coisa mais linda, feito uma mocinha!

E a mamãe aqui agradece, né? Porque isso facilita e muito a rotina da casa a noite e me deixa muito mais sossegada pra descansar também. Claro que, vez ou outra, ela fica mais irritadinha e por alguma razão o sono não vem tão fácil assim, mas quase sempre ela não dá trabalho nenhum.

Só fico meio preocupada com o fato dela chupar o dedo. A chupeta ela só aceitou no início e, mesmo assim, era por pouco tempo. Agora o dedo, desde que ela o descobriu, vive ali na boquinha, passatempo pra toda hora. No começo era bonitinho, ela descobrindo a mão, os dedinhos. Lembro que ela colocava o dedão na boca e os outros dedos, todos esticados, ficavam apertando os olhos, entrando no nariz. Uma comédia! Mas aí, quando ela pegou o jeito mesmo, comecei a ficar preocupada, porque dizem que chupar o dedo é ainda pior do que chupar chupeta. Maaaasss...o que eu posso fazer? Ela gosta e o dedo está sempre ali, não tem como impedir. E talvez também seja apenas uma fase, quem sabe daqui um tempo ela deixe de achar o dedo tão gostoso.


Chupando ou não o dedo, o fato é que minha Clarinha me faz ficar cada dia mais apaixonada por ela. Delicinha da mamãe!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Volta ao trabalho e a luta com a mamadeira

2 comentários


Na última quarta-feira eu vivi a tão temida volta ao trabalho depois de 4 meses e pouquinho de licença maternidade + férias. Estava bem apreensiva, confesso. Primeiro porque nas últimas semanas estava quebrando a cabeça para decidir o que faria com a Clara quando precisasse voltar, se deixaria em um berçário ou contrataria uma babá.

Como o Junior (o namorido) vai passar a semana toda fora trabalhando e eu, por medo, não dirijo (pretendo ainda resolver isso), achei melhor deixá-la em casa com alguém , pois se tivesse que levá-la e buscá-la todo dia ficaria bem difícil essa logística. Aí entra a difícil missão de encontrar alguém de muita confiança pra ficar com o seu bem mais precioso sozinho em casa o dia todo. Eu não queria ter de recorrer a agências de babás, procurava alguém que fosse indicado por pessoas que eu conheço. Depois de procurar e perguntar para muita gente, minha sogra felizmente encontrou a Rose, que cuidou das minhas sobrinhas (gêmeas) durante dois anos em São Paulo e que estava saindo do emprego, onde ficou durante 5 anos. Pronto, com alguém de confiança, com ótimas referências e bastante experiência com crianças, pude, finalmente, ficar mais tranquila.

Surgia então a minha segunda preocupação: a amamentação, pois pretendo continuar amamentando e dando mamadeira quando não estiver em casa. Há alguns dias, vinha tentando fazer a Clara se acostumar à mamadeira, mas estava sendo um verdadeiro drama. Nas três primeiras tentativas, uma com leite materno e outras duas com leite artificial, ela não quis nem saber. Chorou, empurrou o bico da mamadeira, cuspiu todo o leite e não mamou nada. No domingo passado, minha cunhada estava aqui e tentou dar a mamadeira pra ela, com ela meio dormindo. E ela pegou! Fiquei super feliz, né, achando que meu problema estaria resolvido. Doce ilusão. No dia seguinte, quando pedi pro Jr tentar (porque li que talvez quando é a mãe a dar, eles sentem nosso cheiro e aí querem mamar no peito), adivinhem? Nada feito de novo.

Tentei várias mamadeiras e bicos (aliás, isso vale um post à parte, que escreverei depois), mas descobri que ela só pega mesmo quando quer, o que acabou acontecendo mais uma vez antes de quarta-feira, quando eu voltei ao trabalho. Como nas primeiras duas semanas quem vai ficar com ela em casa é o Jr (enquanto a Rose cumpre aviso prévio na outra casa), coube a ele a missão de alimentar a Clarinha durante a manhã e no meio da tarde, já que eu volto pra casa na hora do almoço pra amamentar.

No primeiro dia, ela não quis saber da mamadeira mas, surpreendentemente, ficou super tranquila, não chorou de fome nem nada. Ainda assim, fiquei preocupada, porque acho que é muito tempo para ela ficar sem mamar. No segundo dia, ela também não mamou na parte da manhã. Aí quando chegou a tarde, ela começou a ficar irritada, se recusou a mamar e o caos foi total! O Junior me liga no meio da tarde dizendo que não sabia mais o que fazer pra ela pegar a mamadeira e parar de chorar. Nessas horas você percebe que ninguém, nem mesmo o pai, tem o mesmo tato e a mesma paciência para lidar com um bebê do que a mamãe.

Enfim, pedi pra ele dar um banho nela e continuar tentando. Depois de fazer isso - e dela chorar bastante - finalmente aceitou a mamadeira, para o alívio de todos. No terceiro dia, tudo foi mais tranquilo, ela dormiu quase a manhã toda e na parte da tarde, segundo o papai-babá, pegou a mamadeira "de boa". Espero que de agora em diante ela se acostume mais com a ideia da mamadeira e que não dê muito trabalho.

Em meio a tudo isso, e apesar de tudo isso, minha volta ao trabalho foi mais tranquila e menos sofrida do que eu estava imaginando. Enquanto estava na agência tentei não pensar muito no que estava se passando em casa e até que consegui. Tenho certeza que o fato de saber que ela estava em casa, com o pai, me ajudou muito neste recomeço, mas creio que logo logo vou estar achando tudo normal e vou conseguir cumprir a "dupla jornada", de mãe e profissional, numa boa. Até porque acredito muito que isso fará bem pra mim e pra Clara. Quando resolvi voltar a trabalhar, foi pensando no futuro dela também e acho que será uma decisão acertada.

É o que veremos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Caderninho da Mamãe Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez