Páginas

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Pediatra - 5º Mês


Ontem foi dia da Clara visitar sua pediatra, Dra. Sueli Delatre. Na verdade era pra termos a levado antes, logo que ela completou 5 meses (dia 19), mas acabamos enrolando pra marcar e só conseguimos horário pra ontem. Abaixo, listei alguns dos principais assuntos que nós conversamos:

Crescimento
A Clara engordou bastantinho este mês, talvez por conta da fórmula que ela começou a tomar pra complementar nos horários que eu estou no trabalho.Ganhou 750g, está com 6.750g e 64cm. Conforme a curva de crescimento (e conforme a médica, principalmente), está tudo ok, ela está um pouquinho acima da média.

Alimentação
Agora que a Clara está prestes a completar 6 meses, chegou a hora de começar a oferecer outros alimentos além do leite.Pra começar, ela indicou sucos, principalmente de laranja-lima, pra dar entre as mamadas a partir da semana que vem. Depois, vem as frutinhas: banana maçã, mamão, maçã. Tudo amassadinho ou raspadinho. E aí, depois que ela completar os 6 meses, vamos começar com as papinhas salgadas. Como o assunto rende bastante, vou fazer um post à parte com uma receitinha básica e as dicas pra preparar conforme a pediatra passou.

Dedo-esquerdo-delícia
Já comentei algumas vezes aqui sobre o costume da Clara de chupar o dedão, especialmente o da mão esquerda.Pois bem, falando com a Dra. Sueli, o alerta foi expresso: acabar com isso agora mesmo! Eu já sabia que não era um hábito nada bom, mas segundo ela é PÉSSIMO! Bem pior que a chupeta, tanto que ela pediu pra trocar o dedo pela chupeta toda vez que ela for tentar chupar. Missão nada fácil né. A outra opção é usar luva (com esse calor!) ou ainda amarrar o dedo e a mão com fita ou esparadrapo.

Já tentamos a luva, a primeira reação foi até engraçada. Ela olhava pra mão, olhava pra gente, tentava colocar o dedo na boca e estranhava aquele "gosto". Mas ela não gostou nada nada. Começou a ficar irritada e, na hora de dormir, não teve jeito: tivemos que tirar a luva, ou então ela não iria conseguir dormir (nem nós). Hoje ela já quase não usou a luva, estamos tentando a técnica de substituir o dedo pela chupeta, mas ta bem difícil. Primeiro porque ela não gosta de chupeta - especialmente a de bico ortodôntico, que nunca pegou direito, e depois porque a chupeta cai da boca e aí, na nossa distração, lá se vai o dedo-esquerdo-delícia pra boca em questão de segundos. Enfim, vai ser uma tarefa bem difícil. Mas se é pro bem dela, precisamos ser firmes (e insistentes).

Intestino preso
Já há algumas semanas a Clara anda ficando vários dias, às vezes até 5, sem fazer cocô. Na consulta passada, a pediatra já havia dito que bebê que mama exclusivamente no peito pode ficar até 1 semana sem fazer cocô e que isso é tão normal como fazer cocô 10 vezes no dia. Minha preocupação aumentou este mês porque passamos a dar a fórmula (Similac, que ela tinha dito que era o melhor pra soltar o intestino), e ela continuou não fazendo todo dia, embora nunca fosse um cocô ressacado. Bom, a médica me tranquilizou e disse que não há motivo pra se preocupar, pois esta marca de leite é muito parecida com o leite materno e por isso a Clara consegue absorver bastante, não "sobrando" quase nada pra ser eliminado. Desde que o coô não esteja duro, está tudo bem. Menos mau.


Resumindo, a consulta foi bastante esclarecedora e eu fiquei feliz que está tudo muito bem com nossa Clarinha. Mês que vem tem mais.

0 comentários on "Pediatra - 5º Mês"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Caderninho da Mamãe Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez