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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Quarto Montessoriano: você faria um pro seu filho?

12 comentários
Esta semana, escrevi um post para o blog de decoração que a agência onde eu trabalho é responsável, o Dicas para Decorar, falando sobre a pedagogia de Maria Montessori e como criar um quarto montessoriano para bebês e crianças.

Como o assunto é bem legal e tem tudo a ver com o tema do Caderninho da Mamãe, resolvi reproduzir o texto aqui para vocês, que conhecem ou não o assunto e que tenham interesse em saber mais sobre esta pedagogia que está me atraindo cada vez mais. A Clara ainda não tem um quarto só dela (problema que quero resolver em breve), mas acho que toparia incluir algumas das características da pedagogia montessoriana neste espaço dela, acredito que ela gostaria bastante e só traria benefícios.




Ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, o método Montessori ou pedagogia montessoriana foi criado por Maria Mantessori, (1870-1952), médica e educadora italiana que defende que a individualidade e a liberdade da criança são de extrema importância para seu desenvolvimento e devem ser estimuladas desde cedo. Um dos aspectos deste método diz respeito a como deve ser o ambiente em que a criança vive: daí o termo “quarto montessoriano”.

Segundo o método Montessori, este quarto deve ser mais minimalista e adaptado ao ponto de vista da criança, dando a ela segurança e liberdade para descobrir e aprender a todo momento. O quarto montessori se baseia no princípio de que a criança, nos primeiros anos de vida, elabora os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive.

 

 Seguindo este pensamento, tudo no quarto deve estar ao alcance das suas mãos ou da sua visão, para que ela possa ter acesso quando quiser. Desta forma, ela é estimulada a pensar e agir, desenvolvendo assim noções de responsabilidade e confiança.

 

 Um dos principais diferenciais do quarto montessoriano pode parecer estranho para quem nunca ouviu falar do método: ele não tem berço ou cama mais elevada e sim um colchão no chão. Mas esta não é a única coisa para se criar um quarto infantil Montessori. Veja a seguir como criar um quarto estimulante e seguro para as crianças levando em conta o método de Maria Montessori:

Sai o berço, entra o colchão

Substitua o berço ou cama por um colchão no chão. Ele pode ficar sobre um estrado baixo, um tapete de e.v.a. ou algo que não o deixe muito elevado. A criança precisa conseguir deitar, levantar e sair da cama com facilidade, de preferência sozinha (seja andando, se arrastando ou engatinhando, dependendo da fase). Se o bebê costuma rolar durante a noite, você pode colocar travesseiros ou almofadas formando uma espécie de “barreira” ao redor do colchão, mas permitindo que a criança possa passar por ela facilmente quando acordada.

Cabe aqui uma ressalva: para a criança recém nascida, dormir no chão pode envolver alguns problemas. Em livros sobre Montessori produzidos no hemisfério norte e em locais menos tropicais, insetos não são considerados. Mas aqui podemos pensar neles e considerar que para os primeiros meses pode ser uma boa ideia um berço.
 



Brincar faz bem! Ler também!

Uma das prioridades do método Montessori é adotar o ponto de vista da criança, ou seja, aquilo que ela puder acessar deve ficar ao nível de suas mãos. Assim, os brinquedos e livros devem ser deixados em prateleiras baixas para que a criança os alcance quando quiser. Mas atenção: não é necessário deixar todos os brinquedos à vista, pelo contrário, isso pode deixar a criança estressada e confusa. Uma dica é ir revezando os brinquedos, mantendo nas prateleiras alguns de seus preferidos e outras pelos quais a criança tem menor interesse.

Depois de brincar e espalhar os objetos, a organização do quarto deve ser feita pela criança, com orientação/ajuda dos pais. A criança deve ser estimulada a pensar e compreender como as coisas funcionam, os processos da casa (por exemplo, tirou a roupa suja-colocou a roupa suja no cesto, ou tirou o brinquedo da caixa- brincou-terminou de brincar-devolveu para a caixa);

 

Liberdade para se vestir

Disponibilize algumas peças de roupas em gavetas, araras ou armários baixos e estimule a criança a se trocar sozinha. Dependendo da idade, ela não demonstrará muita habilidade ou mesmo interesse no início, mas aos poucos vai aprendendo e descobrindo que é capaz de se vestir por conta própria – e provavelmente vai achar isso o máximo.
 
Foto Via Potencial Gestante

Espelho, espelho meu

Outro objeto frequente em quartos montessorianos é o espelho, interessante por diversos motivos. A criança pequena, por natureza, gosta muito do rosto humano e, além disso,  é importante para o bebê reconhecer seu próprio rosto, as possibilidades de movimento dele e as partes de seu corpo.  Fora isso, o método prega que enxergar a si mesmo no espelho pode ajudar a criança a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade. Quando a criança é ainda bebê, o espelho pode ser colocado na horizontal, bem próximo do chão. Depois, à medida que ela cresce, o objeto pode ficar horizontalmente, acompanhando sua altura e campo de visão. Para evitar acidentes, é aconselhável que o espelho seja de acrílico e esteja bem preso na parede ou na porta do armário.




Foto Via Potencial Gestante 


Caixa de tesouros

Consiste em uma cesta – ou caixa mesmo – com objetos de outras partes da casa e que chamem a atenção da criança, como por exemplo, colher de pau, peneira, pregador de roupa, copo plástico, vasilhas, etc. Dê preferência a itens de materiais e texturas diferentes, sempre atentando para a segurança (não devem ter partes pontiagudas ou soltar partes que possam ser engolidas pela criança, por exemplo). O objetivo dos objetos na caixa é estimular aspectos sensoriais da criança de forma livre.

 

Barra de Apoio

Em um quarto montessoriano de bebê, é válido instalar uma barra de apoio na parede para que ela possa ajudar a criança a andar, sem depender da ajuda direta dos pais. Um estímulo a mais é pendurar objetos nesta barra, com espaços de intervalo, para que a criança tenha objetivos a atingir quando tentar caminhar. A utilização dela precisa ser ensinada e utilizada quando a criança já está tentando levantar e dar os primeiros passos.
 

Segurança

Além de ajudar a deixar o quarto mais acessível, colocar-se no lugar da criança na hora de planejar um quarto montessoriano também possibilita avaliar se o ambiente oferece riscos. O objetivo do método Montessori é promover a autonomia dos pequenos, mas é preciso tomar uma série de cuidados tanto com o quarto quanto com a casa para que isso ocorra. A criança cresce com mais independência, mas ainda é preciso monitorá-la com frequência.  Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança.




Foto Via A vida Ávida

Bom, estes são apenas alguns dos aspectos tratados na metodologia montessoriana. Listamos aqui abaixo alguns sites que serviram de apoio para este nosso de post de hoje e quem contém outras informações sobre o tema.

 - O quarto Montessoriano
Seu filho precisa mesmo de um berço? 
-  Quarto Montessori para recém-nascidos

E vocês, mamães, gostariam de fazer um quarto montessoriano para os seus filhotes?

*As imagens deste post foram retiradas dos sites citados acimas e do Google. Caso seja proprietário de uma destas imagens, por favor, nos informe para que possamos creditá-la ou excluí-la no blog.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

{Crescendo} 17 meses

1 comentários

Ontem a Clara completou um ano e cinco meses. Como em outras ocasiões, o mês trouxe alguns avanços no desenvolvimento dela, algumas novidades e algumas (pequenas) neuras da mamãe também. Vamos lá

A Clara:
- Continua tagarelando muito, naquela língua que só ela fala, mas seu vocabulário (de verdade) não aumentou muito. Aprendeu a falar “dêta” (deita) e “tentá” (sentar), e agora ninguém mais tem sossego na sala, porque ela quer todo mundo sentado ou deitado do seu lado sempre (bonitinha).
- Adooooora o aplicativo da Galinha Pintadinha que a mamãe baixou no celular. É o dia inteiro apontando pro aparelho e pedindo a “popó”.
-Acorda querendo dançar e só sossega depois que a mamãe põe uma música pra tocar no celular (e ela fica lá pulando no berço)
- Aprendeu (com a música da Galinha Pintadinha) a mandar beijo e agora distribui beijinho para todo mundo em todos os lugares.
- Está mais dada do que nunca. Dá os bracinhos para as pessoas que dão a menor “brecha” pra ela, mesmo sem nunca ter visto a pessoa (perigo!)
- Está menos arredia com pessoas do sexo masculino (antes não queria saber de conversa com os homens, não sei por que).
- Continua adorando um telefone e na falta de um (de verdade ou de brinquedo) por perto, qualquer coisa serve para ela colocar na orelha e falar: controle remoto, copo e até seus sapatos.
- Faz cara de monstro, esticando as bochechas pra baixo e arregalando os olhos, e se diverte quando a gente finge que está assustado com a careta dela. Depois vem e quer fazer na gente – o que rende alguns beliscões doloridos no rosto.
- Canta pra ela mesma dormir.
- Vive cheia de hematomas, especialmente nas pernas, causados pelas suas peraltices sem fim.
- Está fazendo amizade com suas bonecas. Gosta de dar comidinha pra elas e de fazê-las dormir.
- Apesar de não falar muitas palavras ainda, está se expressando cada vez melhor. Sempre dá um jeitinho de fazer com que a gente entenda o que ela quer (e “querer” é o que não falta).
- Foi cortar o cabelo pela primeira vez e se comportou super bem (como contei aqui).
- Ainda não se adaptou muito bem ao fim do horário de verão, tem acordado mais cedo e tirado sonecas em horários fora da rotina habitual.
- Anda comilona que só: adora frutinhas, iogurte, carne, bolacha e tudo mais que alguém comer perto dela, qualquer hora do dia.

A mamãe da Clara:
- Não tira da cabeça aqueles 3 quilos ganhos no fim de ano, mas não consegue fazer dieta.
- Suspeita que adquiriu uma intolerância à lactose. Depois de passar mal alguns dias (e achar que estava grávida!), cortou o leite e alguns derivados e voltou a se sentir bem de novo, felizmente.
- Precisa urgente marcar uma consulta no dentista, no ginecologista, no endocrinologista e no dermatologista. Só que tá faltando uma coisa: tempo! Quer dizer, duas coisas: tempo e disposição!
- Precisa urgente voltar a praticar alguma atividade física – se atreveu a fazer um alongamento e alguns exercícios em casa, e acordou tra-va-da no dia seguinte (tá dolorido até hoje, gente).
- Anda meio encanada com o fato da filha não falar muito ainda (temos consulta na pediatra semana que vem, quem sabe ela possa me ajudar).
- Anda com muito sono, muito cansada, muito preguiçosa e tá suspeitando que tá grávida de novo o hipotireoidismo voltou com tudo (também né, a pessoa para de tomar o remédio por conta própria, só podia dar nisso!).
- Cumpriu a promessa e deu o primeiro passo rumo ao objetivo “voltar a dirigir”. O problema agora esbarrou naquele detalhe básico: grana. Mas continua empenhada.
- Recebeu um convite super  especial para ser madrinha do Yuri, filho da amiga e comadre Carol, e está mega feliz e honrada!
- Tem cada vez mais consciência que a felicidade plena é algo difícil de conquistar. Mas continua empenhada.








domingo, 17 de fevereiro de 2013

A primeira vez no cabeleireiro

3 comentários

Ontem foi dia de levar a Clara pela primeira vez ao cabeleireiro. Sim, com 1 ano e 5 meses, praticamente! Apesar dela ainda não ter muuuuito cabelo, sua franja estava enorme e ficava caindo no olho, incomodando a pequena. Além disso, as madeixas dela estão ficando encaracoladas e, do jeito que estava, era difícil fazer um penteado decente...quer dizer, ele vivia sempre bagunçado, indomável mesmo. Só ficava bom com tic tac ou rabicó, o que nem sempre a Clara deixa.

Bom, depois de penar um pouco para conseguir marcar um horário no salão, lá fomos nós neste sábado de manhã. Logo que chegou, ela já adorou os brinquedos que o espaço, estrategicamente, possui onde ficamos esperando nossa vez.



Como sempre muito simpática e curiosa, a Clara foi logo andando em direção às moças que cortavam o cabelo de outras crianças, deu tchau, mandou beijo, mexeu nos outros brinquedos e dançou ao som da Galinha Pintadinha que, também estrategicamente, tocava em uma TV bem em frente aos carrinhos onde as crianças ficam sentadas para realizar o corte.

Demorou um pouquinho e chegou a vez dela. A cabeleireira, “tia Sueli”, foi muito simpática e atenciosa. Pediu que eu colocasse a capa protetora, para que a Clara não estranhasse e trouxe um brinquedinho musical para distrair a pequena.

Até então acho que ela estava esperando por um chororô, mas felizmente não teve nada disso. Clarinha se comportou com uma lady, deixou a moça fazer tudo o que queria enquanto dançava e cantava animadamente as músicas da “Popó”.

Animação!!!

Entre uma dancinha e outra, ela levava a mão ao cabelo para dar um confere e achava graça em se ver no espelho. As moças do salão ficaram impressionadas com o "bom comportamento" dela..rs



Foi tão tranquilo que deu até pra mamãe filmar boa parte do corte..rs Olha aí: 

(Detalhe para o "Bô" indignado quando termina um dos clipes da Popó)

O processo todo não levou nem 15 minutos, no final a tia Sueli colocou presilhinhas na nova franja que acabara de surgir e ainda passou um living, pra manter o penteado especial. Coisa de mocinha, mesmo...rs

Saímos de lá com um cabelo novo (perdemos alguns cachinhos, mas por pouco tempo), mais prático e ainda ganhamos um presente super legal: um certificado de “primeiro corte de cabelo” e um saquinho com as mechinhas que foram cortadas. Uma ótima recordação, né?



Olha aí um antes e depois das madeixas da pequena:

Bom, nossa primeira experiência com o cabeleireiro não podia ser melhor. E com os pequenos de vocês, como foi?

Beijos,
Mari
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