Páginas

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Quarto Montessoriano: você faria um pro seu filho?


Esta semana, escrevi um post para o blog de decoração que a agência onde eu trabalho é responsável, o Dicas para Decorar, falando sobre a pedagogia de Maria Montessori e como criar um quarto montessoriano para bebês e crianças.

Como o assunto é bem legal e tem tudo a ver com o tema do Caderninho da Mamãe, resolvi reproduzir o texto aqui para vocês, que conhecem ou não o assunto e que tenham interesse em saber mais sobre esta pedagogia que está me atraindo cada vez mais. A Clara ainda não tem um quarto só dela (problema que quero resolver em breve), mas acho que toparia incluir algumas das características da pedagogia montessoriana neste espaço dela, acredito que ela gostaria bastante e só traria benefícios.




Ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, o método Montessori ou pedagogia montessoriana foi criado por Maria Mantessori, (1870-1952), médica e educadora italiana que defende que a individualidade e a liberdade da criança são de extrema importância para seu desenvolvimento e devem ser estimuladas desde cedo. Um dos aspectos deste método diz respeito a como deve ser o ambiente em que a criança vive: daí o termo “quarto montessoriano”.

Segundo o método Montessori, este quarto deve ser mais minimalista e adaptado ao ponto de vista da criança, dando a ela segurança e liberdade para descobrir e aprender a todo momento. O quarto montessori se baseia no princípio de que a criança, nos primeiros anos de vida, elabora os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive.

 

 Seguindo este pensamento, tudo no quarto deve estar ao alcance das suas mãos ou da sua visão, para que ela possa ter acesso quando quiser. Desta forma, ela é estimulada a pensar e agir, desenvolvendo assim noções de responsabilidade e confiança.

 

 Um dos principais diferenciais do quarto montessoriano pode parecer estranho para quem nunca ouviu falar do método: ele não tem berço ou cama mais elevada e sim um colchão no chão. Mas esta não é a única coisa para se criar um quarto infantil Montessori. Veja a seguir como criar um quarto estimulante e seguro para as crianças levando em conta o método de Maria Montessori:

Sai o berço, entra o colchão

Substitua o berço ou cama por um colchão no chão. Ele pode ficar sobre um estrado baixo, um tapete de e.v.a. ou algo que não o deixe muito elevado. A criança precisa conseguir deitar, levantar e sair da cama com facilidade, de preferência sozinha (seja andando, se arrastando ou engatinhando, dependendo da fase). Se o bebê costuma rolar durante a noite, você pode colocar travesseiros ou almofadas formando uma espécie de “barreira” ao redor do colchão, mas permitindo que a criança possa passar por ela facilmente quando acordada.

Cabe aqui uma ressalva: para a criança recém nascida, dormir no chão pode envolver alguns problemas. Em livros sobre Montessori produzidos no hemisfério norte e em locais menos tropicais, insetos não são considerados. Mas aqui podemos pensar neles e considerar que para os primeiros meses pode ser uma boa ideia um berço.
 



Brincar faz bem! Ler também!

Uma das prioridades do método Montessori é adotar o ponto de vista da criança, ou seja, aquilo que ela puder acessar deve ficar ao nível de suas mãos. Assim, os brinquedos e livros devem ser deixados em prateleiras baixas para que a criança os alcance quando quiser. Mas atenção: não é necessário deixar todos os brinquedos à vista, pelo contrário, isso pode deixar a criança estressada e confusa. Uma dica é ir revezando os brinquedos, mantendo nas prateleiras alguns de seus preferidos e outras pelos quais a criança tem menor interesse.

Depois de brincar e espalhar os objetos, a organização do quarto deve ser feita pela criança, com orientação/ajuda dos pais. A criança deve ser estimulada a pensar e compreender como as coisas funcionam, os processos da casa (por exemplo, tirou a roupa suja-colocou a roupa suja no cesto, ou tirou o brinquedo da caixa- brincou-terminou de brincar-devolveu para a caixa);

 

Liberdade para se vestir

Disponibilize algumas peças de roupas em gavetas, araras ou armários baixos e estimule a criança a se trocar sozinha. Dependendo da idade, ela não demonstrará muita habilidade ou mesmo interesse no início, mas aos poucos vai aprendendo e descobrindo que é capaz de se vestir por conta própria – e provavelmente vai achar isso o máximo.
 
Foto Via Potencial Gestante

Espelho, espelho meu

Outro objeto frequente em quartos montessorianos é o espelho, interessante por diversos motivos. A criança pequena, por natureza, gosta muito do rosto humano e, além disso,  é importante para o bebê reconhecer seu próprio rosto, as possibilidades de movimento dele e as partes de seu corpo.  Fora isso, o método prega que enxergar a si mesmo no espelho pode ajudar a criança a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade. Quando a criança é ainda bebê, o espelho pode ser colocado na horizontal, bem próximo do chão. Depois, à medida que ela cresce, o objeto pode ficar horizontalmente, acompanhando sua altura e campo de visão. Para evitar acidentes, é aconselhável que o espelho seja de acrílico e esteja bem preso na parede ou na porta do armário.




Foto Via Potencial Gestante 


Caixa de tesouros

Consiste em uma cesta – ou caixa mesmo – com objetos de outras partes da casa e que chamem a atenção da criança, como por exemplo, colher de pau, peneira, pregador de roupa, copo plástico, vasilhas, etc. Dê preferência a itens de materiais e texturas diferentes, sempre atentando para a segurança (não devem ter partes pontiagudas ou soltar partes que possam ser engolidas pela criança, por exemplo). O objetivo dos objetos na caixa é estimular aspectos sensoriais da criança de forma livre.

 

Barra de Apoio

Em um quarto montessoriano de bebê, é válido instalar uma barra de apoio na parede para que ela possa ajudar a criança a andar, sem depender da ajuda direta dos pais. Um estímulo a mais é pendurar objetos nesta barra, com espaços de intervalo, para que a criança tenha objetivos a atingir quando tentar caminhar. A utilização dela precisa ser ensinada e utilizada quando a criança já está tentando levantar e dar os primeiros passos.
 

Segurança

Além de ajudar a deixar o quarto mais acessível, colocar-se no lugar da criança na hora de planejar um quarto montessoriano também possibilita avaliar se o ambiente oferece riscos. O objetivo do método Montessori é promover a autonomia dos pequenos, mas é preciso tomar uma série de cuidados tanto com o quarto quanto com a casa para que isso ocorra. A criança cresce com mais independência, mas ainda é preciso monitorá-la com frequência.  Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança.




Foto Via A vida Ávida

Bom, estes são apenas alguns dos aspectos tratados na metodologia montessoriana. Listamos aqui abaixo alguns sites que serviram de apoio para este nosso de post de hoje e quem contém outras informações sobre o tema.

 - O quarto Montessoriano
Seu filho precisa mesmo de um berço? 
-  Quarto Montessori para recém-nascidos

E vocês, mamães, gostariam de fazer um quarto montessoriano para os seus filhotes?

*As imagens deste post foram retiradas dos sites citados acimas e do Google. Caso seja proprietário de uma destas imagens, por favor, nos informe para que possamos creditá-la ou excluí-la no blog.

12 comentários on "Quarto Montessoriano: você faria um pro seu filho?"

Bruna Almeida disse...

Oi,
está rolando um sorteio de um layout personalizado no meu blog, venha participar.

http://www.blognossahistoria.com/2013/03/2-sorteio-do-blog-nossa-historia.html

Beijos e boa sorte :D

Daniela disse...

Artigo excelente e bem informativo.Eu pessoalmente já tenho berço e agora que minha filha está querendo pular dele estou pensando colocar uma cama no chão, só não sabia que fazia tão bem.Os livros e brinquedos dela já ficam ao alcance.Obrigada.

luíza on 27 de junho de 2013 às 11:45 disse...

Mto legal a reportagem. Bem esclarecedora. As fotos do menininho de verde (coma arara de roupas e de chapéu, se olhando no espelho) são do meu filho. Agradeceria pelos créditos: www.potencialgestante.com.br

Abraços

MariellaSilva disse...

Luiza, desculpa a falha, já deveria ter colocado os créditos antes, pois como leitora do seu blog agora já conheço bem a carinha do Benjamin..rs (na época peguei as fotos do site Bebê.com.br, se não me engano) Erro corrigido!

Aliás, parabéns pelo nascimento da Constança, foi lindo!
Beijo

luíza on 28 de junho de 2013 às 20:39 disse...

Muito obrigada, Mariella!

Beijao pra vc e tudo de bom!

Joice disse...

Olá Mariella
Também sou uma mãe montessoriana, inclusive a menininha dormindo da última foto é minha filhote, Gaia. Por gentileza, você pode colocar o crédito da foto? Grata
Joice
www.avidadagravida.blogspot.com

MariellaSilva disse...

Joice, créditos devidamente dados! Obrigada por entrar em contato, visitei seu blog e adorei ver as outras fotos do quartinho montessoriano da Gaia!
Beijo

Joice disse...

Mariela obrigada a você!
Que bom que vc gostou das outras fotinhos, o grupo de Montessori para Mamães é super inspirador e tem muitos quartos legais, vc vai adorar!
Beijos
Joice

Claudia Souza Marques disse...

Adorei o post, muito informativo. Ainda não conhecia o quarto e os métodos Motessoriana, vou postar as informações do seu blog no meu grupo para mamães no facebook, acredito que vai interessar à muitas mamães. Parabéns! Cláudia Marques. https://www.facebook.com/groups/mamaesmarco2013/

Ana disse...

é só usar um estrado aquelas madeirinhas que ficam embaixo do colchão...

thaissa bispo domingos silva disse...

tudo lindo... né gente se achar compartilha ou respomder ei pelomenos 100.000.000.000.000.000.000.000. compartilha CARINHO DE MÃE meresse

Tatiane Torquato disse...

lindos , todos maravilhosos ..ameeiiii

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Caderninho da Mamãe Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez