Páginas

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Como comprar no Ebay



Até hoje, o post mais lido aqui do blog é o que eu falo sobre compras online e meus sites preferidos. Fico feliz em saber que não sou a única louca por compras virtuais que posso ajudar outras mamães que, assim como eu, querem comprar coisas bacanas pros filhotes e também querem economizar, se for possível.

Como muita gente sempre me pergunta, vou dedicar o post de hoje para falar sobre a compra de produtos infantis pelo Ebay. Pra quem não sabe, esse é um site americano que funciona mais ou menos como Mercado Livre, aqui do Brasil. Ali, encontram-se empresas e vendedores de várias partes do mundo, vendendo diumtudo  que vocês possam imaginar. E os preços, gente, são de emocionar qualquer um! Tem produtos de todas as marcas famosas e, claro, tem também os igualmente famosos produtos “made in china”. O preço destes últimos aí, são ainda melhores!

E claro que nessa história, o universo dos bebês e crianças não poderia ser esquecido. Como já contei aqui, desde que descobri o Ebay, já comprei bastante coisa por lá. Desde mamadeira e bombinha de tirar leite, até adesivo de parede, calçados e roupas pra Clara e algumas (poucas) pra mim..

Como muita gente fica perdida no início, vou falar aqui um pouquinho sobre como comprar no Ebay, tentando fugir das furadas (elas existem em qualquer lugar) e aproveitando o que o site pode oferecer de melhor pra você e suas necessidades.

CRIANDO A CONTA

A primeira coisa a providenciar quando se quer comprar pelo Ebay, é criar uma conta no Paypal. Ele é um sistema de pagamento internacional, do tipo Pagamento Digital e Pagseguro aqui do Brasil, que é aceito por todos os vendedores do Ebay. Detalhe importante: pra criar uma conta no Paypal você precisa cadastrar um cartão de crédito internacional.

Com a conta no Paypal criada e o cartão de crédito internacional cadastrado é hora de criar sua conta no Ebay. Eu particularmente acho mais fácil criar a conta logo de cara, mesmo que você não vá comprar nada de início, pois estando logado é mais fácil ver o valor do frete para sua cidade e se o produto que você está de olho é ou não entregue no Brasil (muitos produtos ainda não são, infelizmente).

PESQUISANDO O QUE VOCÊ QUER

Depois disso, bora procurar o que você quer ou precisa. Se não souber ou não tiver certeza de como se escreve em inglês o que você procura, pergunte ao Google Tradutor, é super fácil. Digite o nome do produto (se tiver procurando por um específico) ou faça uma pesquisa mais abrangente, por exemplo Baby Girl Clothes (roupas para bebê menina). Você verá que ele dará algumas opções de pesquisa, como por idade ou modelo. Escolha a que melhor se encaixa e dê ENTER.

produto infantil ebay
(Clique nas imagens para vê-las maior)


Pronto, vai pipocar na tela um monte de opções pra você enlouquecer escolher. Na barra lateral esquerda da tela, aprecem alguns filtros que você pode usar para encontrar mais facilmente o que deseja.

São elas:
Categories – Você pode escolher de quais categorias do site você deseja ver, ou de todas)
Format - Escolha entre produtos em leilão (Auction) ou disponíveis para compra no ato (Buy it Now)
Size – Filtra por tamanho
Brand – Filtra por marca ou, se preferir, produtos sem marca (Unbranded)
Color – Nem precisa dizer, né?
Material – De qual material é feito (nem sempre aparece as opções)
Condition – Filtra por produtos novos (new), usados (used) ou não-especificados (not specified)
Price – Você pode escolher um limite mínimo e máximo de preço. Aqui você também pode selecionar que quer ver apenas produtos com frete grátis (Free Shipping Only)



Se clicar em More Refinements, você também pode procurar por vendedor (Seller) e pedir para mostrar apenas resultados com algumas condições específicas (Show Only), como que aceita retorno do produto se ele vier com problema (Returns accepted) e produtos em promoção (Sale Items).

VI UM PRODUTO QUE GOSTEI, E AÍ?

É só clicar sobre ele para abrir a página do produto (imagem abaixo)



Ali vão aparecer várias informações, como algumas que eu circulei na imagem. Vou citar as que considero mais importantes:
- Se o produto é novo  ou usado (Item Condition)
- Quais os tamanhos e cores disponíveis, quando há (Clique sobre Size e Color para ver)
- Preço (Price) – preste atenção na moeda do valor, às vezes é em dólar (US $), às vezes em Libra (GBP), às vezes em outras. Mas quando não for em dólar, ele sempre informa logo abaixo qual o valor exato em moeda americana. O mesmo vale pro valor do frete.

Do lado direito, aparecem as informações sobre o vendedor, é muito importante também ficar atenta a elas. Alguém me disse uma vez, não me lembro quem, mas eu costumo seguir isso até hoje: procure comprar de vendedores que tenham mais de 99% de “Positive Feedback”, assim a chance de ter algum problema com o produto ou a entrega é menor. Se aparecer um selinho dourado e a palavra “Top- rated Seller” melhor ainda, isso significa que ele é um vendedor Ouro, digamos assim. Para visitar o perfil completo do vendedor, clique sobre o nome dela. Vai aparecer a página abaixo, onde você pode avaliar melhor sua confiabilidade. 



Voltando às informações do produto...

Descendo um pouco a tela, você encontrará a descrição completa do produto (na aba Description) e também as informações sobre formas de pagamento e entrega (Shipping and Payments).
Confira bem as condições do produto na descrição. No quadradinho Item Specifics, você encontra um resumo, como material de que ele é feito, condições de uso (novo ou usado) e cor.

Mais pra baixo, tem outras informações. Geralmente ali se encontra uma tabela de tamanhos (no caso das roupas ou calçados), com as medidas da peça, o que exatamente você está comprando (quando for um kit, ou algo assim) e outras informações. Fique atento pra não comprar uma coisa achando que é outra...rs
NOTA: É possível traduzir essas informações para o português, clicando em Language, mas a tradução geralmente é ruim, o que pode confundir mais do que ajudar.



Clicando sobre a aba  Shipping and Payments, você terá informações sobre a origem do produto (Item Location), pra onde ele envia o item (pode conter uma lista com os países que ele atende ou a palavra WorldWide, que significa que ele envia pro mundo inteiro). No caso dele enviar para todo o mundo, podem haver exceções, que aparecem logo abaixo, em “Excludes”.

É ali que você vai escolher a quantidade que deseja e o seu país, pra ele calcular o frete, que aparece logo abaixo assim que você preenche. Como eu disse lá no início, se você estiver logo, ele já vem preenchido automaticamente o Brazil, informando o valor do frete final.


Nessa página ainda consta a política de devolução (Return policy), informando em quantos dias no máximo você precisa entrar em contato com o vendedor após a chegada do produto para ter direito a troca e também como funciona (se o vendedor paga o frete de devolução, ou se você paga, etc).
Por fim, ele informa os métodos de pagamento que ele aceita. Quase sempre é apenas Paypal, mas alguns aceitam transferência bancária e outras formas.

COMO COMPRAR E PAGAR

- Produto de Leilão
Se tudo estiver de acordo e você decidir mesmo que quer entrar na disputa pelo produto, você deve colocar o valor do seu lance (ele vai te dizer qual o valor mínimo) e depois clica em “Place Bid”. Pronto, você já está participando. A partir daí, você será notificado caso haja um lance maior que o seu (você pode aumentar seu lance ou deixar pra lá e perder a chance de adquirir o produto) e, quando o prazo do leilão acabar, será informado se venceu ou não a disputa. Se você for o vencedor, vai receber uma mensagem falando para você efetuar o pagamento.

- Produto disponível no ato (Buy It Now)
Se depois de conferir todas as informações, você estiver mesmo decidido a comprar aquele item, informe a quantidade, o tamanho e a cor (quando houver opções) e clique em Buy It Now.

ATENÇÃO! Só clique ali se você for MESMO comprar! Caso contrário, o vendedor vai ficar lhe infernizando cobrando pra você pagar e, caso não pague, você pode ser negativado e ter até sua conta excluída pelo Ebay. O mesmo vale para os lances – se você deu um lance e venceu, tem que pagar depois (ou mandar uma mensagem explicando ao vendedor porque não vai dar sequência à compra e rezar pra ele aceitar suas desculpas e não negativar e denunciar você ao Ebay). Por isso é tão importante checar todas as informações ANTES!

Pois bem, após vencer seu leilão ou clicar em Buy It Now, você será direcionado à pagina de pagamento. Como não posso quero comprar nada neste momento, não vou conseguir colocar um print da tela de pagamento, mas garanto que é bem simples. Você escolhe o Paypal e é direcionado a uma outra página, onde informa (ou confirma, se tiver optado por deixar gravado) os dados do seu cartão e o seu endereço. Ele vai pedindo pra você confirmar o pagamento a cada tela e no final, mostra uma espécie de extrato, com os dados do seu pagamento.

COMPREI, PAGUEI...E AGORA?

Pronto! Agora é só esperar (e ter paciência, porque às vezes demora semanas) seu produto chegar!
Para conferir o andamento dos seus pedidos, acesse sua conta no site, clicando em My Ebay, no topo do site. Ali você encontra seu histórico de lances (Buy) e de compras (Purchase History), e qual o status do seu pedido.

Em cada item, constam alguns ícones pra você saber em que estágio está sua compra (pagamento aprovado, pedido despachado, produto recebido, feedback). Caso algum problema ou você tenha alguma dúvida, ali do lado direito você também pode contatar o vendedor. Procure sempre deixar um feedback depois que você receber seus produtos, pois isso conta pontos pra você e te dá estrelinhas de confiança também.

CONSELHOS DE AMIGA

Bom, tentei ser o mais clara possível de como funciona todo o processo, espero que tenha ficado fácil de entender. Mas antes de encerrar, queria dar outras dicas gerais, baseadas na minha experiência de compras no Ebay:

- Não tenha preguiça de pesquisar, procurando você quase sempre acha o mesmo produto, por um preço mais barato do que já tinha visto antes.
- Dê preferência aos vendedores com o selo de “Top-rated Seller” ou que pelo menos tenha boa reputação (mais de 99%, lembra?).  Realmente existem vendedores sacanas e eu mesma já comprei itens que nunca chegaram.
- Procure não fazer compras cujo valor seja maior que 50 dólares (incluindo o frete), pois elas podem ser taxadas pela Receita Federal e você obrigada a pagar imposto (que pode chegar a até 70% do valor da compra!) pra retirar seu produto. Caso o pedido dê um valor um pouco acima, vale mandar uma mensagem pro vendedor pedindo pra ele declarar um valor menor (ou declarar como gift, eles sabem como é), ou ainda dividir a encomenda em mais de um pacote. Isso pode evitar dor de cabeça com os impostos.
- Tenha paciência: dependendo do país de origem do produto, as encomendas podem demorar até dois meses pra chegar. Em boa parte das vezes por “culpa” da própria alfândega brasileira que demora pra liberar as encomendas e dos Correios, que demoram pra entregar. Tenha em mente que isso (assim como a tarifação ou não da Receita Federal) depende de sorte:  às vezes chega em 20 dias, às vezes em 60, esse é o ônus pelas comprinhas de produtos importados (e tão baratos).
- Em razão dessa demora, tente antecipar ao máximo suas compras quando for algo que você vai precisar em breve. Se puder, quando for comprar roupas e calçados, opte sempre por tamanhos maiores, assim você não corre o risco do produto não servir se ele demorar demais pra chegar.
- Comece comprando produtos mais baratos, de preferência com frete grátis (da China muitos são), pra você ver como funciona. Depois, quando já estiver familiarizada com o site e seu funcionamento, invista em produtos mais caros.
- Por fim, mas não menos importante, tente se controlar! Quando você começa a pesquisar no Ebay, vai descobrindo um milhão de coisas lindas e com preços mais lindos ainda. Cuidado pra não se empolgar de mais e estourar o limite do cartão de crédito! 
Hahaha

A seguir, coloco os links dos produtos e vendedores de quem eu já comprei e chegou direitinho:

Mamadeiras e Bomba de tirar leite da Tommee Tippee
http://stores.ebay.com/newbobbiesbaby 

Roupas pra Clara

Sapatinhos

Balões de festa metálicos


Faixas para cabelo

Toucas

Roupas pra mim


Ufa, o texto ficou longo, mas não queria deixar escapar nenhuma informação que eu considero importante. Espero ter esclarecido boa parte das dúvidas. Se alguém ainda tiver mais alguma, pode deixar aqui nos comentários que, se eu puder, ajudarei com prazer.


Bjos,
Mari

11 comentários on "Como comprar no Ebay"

Roberta Aquino disse...

Amiga ... comprei pela internet e entrei pelo cano .. até agora, faz sei lá uns 4 meses que estamos lutando pra resolver ... compramos um ar condicionado split e as peças vieram trocadas .. nem a loja e nem a transportadora querem se responsabilizar ... agora estamos entrando na justiça.enquanto isso estamos dormindo no escritorio ... nessas coisas sou a moda antiga .. prefiro ver, pagar e levar ... eu heim ... bjs

Mariella Silva on 6 de abril de 2013 20:13 disse...

Sério? Nas comprou numa loja famosa, tipo Casas Bahia, Americanas, etc? Já comprei bastante pela net e, felizmente, nunca tive problemas, pelo menos não com essa gravidade. Existe uma lei que vc tem direito de devolver o produto que comprou pela net num prazo de 7 dias, mesmo não tendo nenhum defeito, né? Continuem com o processo que a chance de conseguir ressarcimento é grande. Boa sorte pra vcs..rs
Bjo

Mariella Silva on 6 de abril de 2013 20:14 disse...

Sério? Nas comprou numa loja famosa, tipo Casas Bahia, Americanas, etc? Já comprei bastante pela net e, felizmente, nunca tive problemas, pelo menos não com essa gravidade. Existe uma lei que vc tem direito de devolver o produto que comprou pela net num prazo de 7 dias, mesmo não tendo nenhum defeito, né? Continuem com o processo que a chance de conseguir ressarcimento é grande. Boa sorte pra vcs..rs
Bjo

Brena Costa disse...

para uma compradora compulsiva de ebay como eu, esse post é o máximo rs

bjus

http://compradoraweb.blogspot.com.br/

MariellaSilva disse...

Que bom Brena! Também adoooro umas comprinhas...rs
Bjos

MariellaSilva disse...

Roberta, tinha respondido pelo celular mas acho que não apareceu aqui :(
Que dor de cabeça, hein? Mas você comprou nessas lojas grandes, tipo Magazine Luiza, Americanas, etc?
Acho bem provável que vocês consigam resolver o caso, em compras pela internet o consumidor tem ainda mais direitos de troca e devolução, já que não viu o produto pessoalmente antes de comprar.
Felizmente, já comprei bastante coisa e nunca tive problemas, acho que por isso que continuo comprando...rs
Boa sorte no seu caso aí.
Bjos

Aldemar Bastos disse...

Muito bom!!! Tirou várias dúvidas. Sempre comprei pela net, porém apenas em lojas grande como Americanas, Casa Bahia e etc. Sempre recebi tudo. Comprei Ar-condicionado, Geladeira, HD, NoteBook, faqueiro e etc. Pode-se dizer que montei minha casa. Agora vou partir para o Ebay. Assim que finalizar minha primeira compra dou um feedback. Att,

Bárbara disse...

Mari a-do-reeeei esse post, consegui entender bastante coisa que eu ainda estava em dúvida, mas tem UMA única coisa que eu preciso entender, você pode me ajudar por favor? É melhor comprar coisas abaixo de $50,00 né? Pois bem, isso vale pra todas as compras NO TOTAL? Ou tipo...cada item que eu comprar eu posso chegar até 50 dolares? Por exemplo para revender: posso comprar hoje cinco anéis iguais que no total deram $30 dólares, mais três colares iguais que também deram $30 dólares? Cada compra sua deve dar menos de cinquenta 50 dólares? Ai, irá me ajudar demais se me responder, muito obrigada.

MariellaSilva disse...

Oi Bárbara, fico feliz que o post pode ajudar você. Sobre a cota de 50 dólares, ela é válida por compra, incluindo o valor de todos os produtos do pedido + o frete. Ou seja, nesse exemplo que você citou, o mais recomendado seria dividir a compra em dois pedidos separados. Quando o frete é grátis dá pra fazer isso tranquilo, mas quando não - e se ele for carinho - daí acho que vale à pena correr o riso e fazer um pedido só mesmo, desde que não ultrapasse muuuuito a cota. E tem outra também, 99% dos vendedores já são experts nessa situação e sempre declaram um valor menor na embalagem ou colocam como presente, pra ajudar a evitar que caia na fiscalização.
Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida é só falar
Beijos e obrigada pela visita

MariellaSilva disse...

Oi Juliana, eu nunca comprei vestido de festa mesmo pelo Ebay, então não posso falar por experiência própria. Mas fazendo uma rápida pesquisa no site, dá pra encontrar vários vendedores com boa reputação (acima de 99% positiva). Vou colocar alguns links aqui só pra citar alguns, lembrando que eu nunca comprei, então não posso garantir. Mas a chance de chegar tudo direitinho é bem grande.
http://stores.ebay.com/lovelydress?_trksid=p2047675.l2563

http://stores.ebay.com/2-Little-One-Apparel?_trksid=p2047675.l2563

http://stores.ebay.com/GirlDress4Less?_trksid=p2047675.l2563

Se você pesquisar por "girl party dress" na seção Kids Clothing vai ver bastante coisa, inclusive leilões onde você pode conseguir comprar por um preço bem baixo.

Espero que ajude.


Beijo

Anônimo disse...

Oi bom dia! Eu amei o seu post, pois ainda nao comprei no ebay, e aprendi muita coisa lendo seu post, pois estou querendo comprar pelo site blusas de marcas originais da marca armani e lacoste, espero que eu encontre otimos vendedores, obrigada pela atençao, me chamo catia

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Caderninho da Mamãe Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez